Alguns assuntos são tratados, ou melhor, não são tratados por serem considerados mórbidos demais, como a contratação de um seguro de vida, confundido muitas vezes como um seguro que serve apenas para casos de morte, mas a realidade é bem diferente e bem mais abrangente.
Esta modalidade de seguro possui a cobertura para morte acidental ou natural, que é obrigatória e se refere ao pagamento de indenização (capital segurado) ao beneficiário, determinado na apólice de seguro, podendo o segurado escolher inclusive mais de um beneficiário, mas a apólice pode também incluir outras coberturas, chamadas de coberturas complementares.
Seguro de vida é sinônimo de segurança
O seguro de vida é um recurso que ninguém planeja utilizar, mas que faz falta quando a necessidade aparece e as pessoas não o têm. Isso porque as coberturas básicas e complementares são pensadas para proteger o segurado e seus beneficiários em situações de extrema necessidade.
No caso do seguro para morte, por exemplo, os financeiramente dependentes do segurado podem contar com uma ajuda que irá garantir o bem-estar financeiro e mais tranquilidade para lidar com as dificuldades deste momento. Outra cobertura básica muito importante de um seguro de vida é para invalidez, que pode abranger:
- Invalidez permanente ou parcial por acidente;
- Invalidez permanente por acidente majorada;
- Invalidez funcional permanente total por doença;
- Invalidez laborativa permanente total por doença.
A cobertura de incapacidade temporária é um ótimo exemplo de cobertura complementar que pode fazer muita falta para um profissional autônomo que, sem poder trabalhar, compromete não apenas a sua renda, como também a qualidade de vida dos seus dependentes.
Cada cobertura pode ser contratada em separado o que, principalmente no caso das coberturas complementares, é uma grande vantagem para o segurado que contrata um plano de seguro, pois desta forma a apólice abrange apenas as coberturas que têm mais chances de serem utilizadas. As coberturas complementares mais comuns são para cobertura de despesas médicas, hospitalares e odontológicas, diárias de internação hospital e doenças graves.
Diferenciais de seguro de vida
Contratar um seguro de vida garante ao segurado e aos seus dependentes muitas garantias como:
- Tranquilidade: Optar por fazer um seguro de vida é ter a certeza de que sua família terá o apoio financeiro necessário para sobreviver se acontecer alguma fatalidade. Em determinados casos, como o de invalidez, o próprio segurado poderá contar com uma indenização. Não é uma coisa na qual gostamos de pensar, mas fatalidades acontecem e é bom ter um seguro para deixar a mente mais tranquila.
- Proteção: Além das indenizações, alguns seguros de vida oferecem serviços de assistência a filhos, para garantir que todos sejam bem cuidados se o pior acontecer. A assistência inclui, entre outras coisas, babá em caso da mãe hospitalizada, transporte escolar; remoção médica para a mãe ou o filho acidentado e babá para criança doente.
- Segurança financeira: Caso ocorra uma fatalidade, os dependentes não precisam preocupar-se e deixar seus sonhos e atividades em segundo plano, pois cônjuge e filhos retomarão a vida nos mesmos padrões, e não terão preocupações financeiras.
- Excelente custo-benefício: Algumas pessoas podem imaginar que um seguro de vida individual é muito caro, mas quando considerados os benefícios e o que ele pode proporcionar, vemos que além de ser mais em conta do que um de automóvel, por exemplo, é um investimento a longo prazo e muito útil.